quinta-feira, 8 de março de 2012

Exemplo das questões para as avaliações

Galera, desde que a Filosofia foi implantada no Ensino Médio, os profissionais desta área se preocuparam em como avaliar seus alunos. Que tipo de questões cobrar em uma prova de Filosofia? Como deveriam ser as questões de cunho objetivo? Como seria uma questão filosófica que pudesse ser inserida em um vestibular? Bem, quanto ao debate deste tema deixo-o para os pedagogos. O que sei porém é que devo aplicar em minhas provas o que acho conveniente para a aprendizagem dos meus alunos. E por falar em alunos, os novatos se intimidam com o nível e tipo das questões na prova. Atendendo aos pedidos dos mesmos, seguem alguns exemplos de questões que poderão vir a ser cobradas nas avaliações. Sucesso e Estudo galera!!!


Exemplo 1


 Leia a frase e a seguir responda corretamente o que se pede:

“Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles?”
(VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56.)
O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, conceitue mito e explique por que não podemos identificar o mito como sendo sinônimo de mentira.

Exemplo 2
O grande impasse entre heteronomia e autonomia ocorre na adolescência, período de contradições em que, abandonando as características infantis, o indivíduo ainda não assumiu as obrigações e as responsabilidades da vida adulta. O psicólogo suíço e filósofo Jean Piaget elaborou a teoria conhecida como psicologia genética, base para a aplicação de fecundas práticas pedagógicas. Segundo essa teoria, não há inteligência inata: a gênese da razão, da afetividade e da moral avança progressivamente em estágios sucessivos nos quais a criança organiza o pensamento e o julgamento. Por isso sua teoria e as que dela derivam são chamadas construtivistas, já que o saber é construído pela criança, e não imposto de fora. Com base nos seus estudos, escolha um dos quatro estágios do desenvolvimento cognitivo elaborados por Piaget, os quais demonstram a formação e desenvolvimento do caráter ético e moral do sujeito e disserte sobre o mesmo.


Exemplo 3
Analise o texto a seguir e disserte sobre o tema proposto

“Vivemos num mundo que valoriza as aplicações imediatas do conhecimento. O senso comum aplaude a pesquisa científica que visa à cura do câncer ou da aids; a matemática no ensino médio seria importante por “cair” no vestibular; a formação técnica do advogado, do engenheiro, do fisioterapeuta prepara para o exercício dessas profissões. Diante disso, não é raro que alguém indague: ‘Para que estudar filosofia se não vou precisar dela na minha vida profissional?’”
Tema: A importância do pensar em uma sociedade alienada.